Trilhas: Hiking e trekking - explore ao máximo essas atividades outdoor sempre com Guias e Condutore
Gosta de aventuras e explorar novos caminhos a pé? Há diferentes tipos de trilhas, modalidade e preparação para cada uma delas.
A caminhada está substituindo a ioga como a nova atividade fitness. O motivo? Esse visual responde
Os apaixonados por aventuras em trilhas a pé têm um leque de atividades para explorar, principalmente em um país privilegiado por sua natureza como o nosso. Trajetos entre montanhas, rios e praias são opções de destinos buscados para hiking e trekking.
Um estudo realizado pela empresa de previsão de tendências WGSN e divulgado pelo jornal The Thelegraph mostra que a caminhada já está substituindo a ioga como a nova atividade fitness, por motivos simples: contato com a natureza como válvula de escape do estresse e benefícios para a saúde.
Mas até mesmo os mais experientes precisam de uma preparação antes de colocar a mochila nas costas e desbravar o mundão a pé. Já para os iniciantes, é necessário saber algumas informações sobre essa modalidade de esporte outdoor. Confira.
Hiking ou trekking?
Se você é um interessado por caminhadas em trilhas já deve ter ouvido falar desses dois termos. Os dois são relacionados a exploração de trilhas, geralmente em ambientes naturais, mas há diferenças entre eles.
O importante é sempre estar acompanhado de um Guia ou Condutor Ambiental, sua trilha será bem mais proveitosa, além do bem estar você poderá obter o conhecimento da natureza local bem como historias destes caminhos, alem é claro, de estar com um profissional que lhe garantira a forma de curtir com mais segurança
A prática do hiking consiste em uma caminhada ao ar livre, sem obstáculos, em uma trilha demarcada. Acontece dentro de parques e não exige muito preparo físico.
O hiking é ideal para quem está iniciando na atividade. Caminhadas mais tranquilas em meio à natureza
Os percursos são estruturados para essa modalidade com pontos de parada para alimentação e acesso à água e banheiros, por isso é bastante indicado para aqueles que desejam iniciar um contato com a natureza.
Uma das modalidades de trekking é o organizado, indicado para iniciantes
Já o trekking envolve esforço físico e superação, realizados em trajetos com vários tipos de obstáculos naturais. Uma ressalva: trekking nem sempre é montanhismo. Ele pode ser feito em qualquer território, desde que tenha as condições para a prática, e uma das recompensas sempre é um cenário de tirar o fôlego.
Por fim, as aventuras costumam durar mais de um dia, pernoitando em meio à natureza, seja em alojamentos preparados ou em barracas próprias.
Tipos de trekking
O trekking pode ser dividido em quatro modalidades: individual, em que o atleta organiza seu próprio roteiro e equipamento; organizado, realizado por uma empresa especializada e envolve um grupo de praticantes (indicado para os iniciantes); assistido, onde o praticante é responsável por contratar uma equipe de suporte para auxiliá-lo; e o de competição, organizado por empresas que estabelecem o tipo de trekking da prova, com tempo de duração e postos de controle.
Uma das recompensas do trekking é o cenário ao final da trilha.
Equipamentos e acessórios para hiking e trekking
Para o hiking, é aconselhável o uso de roupas leves e que secam rapidamente, tênis ou bota para trilha (pois oferecem mais estabilidade e proteção), boné, capa de chuva, protetor solar, óculos escuros e uma pequena mochila para carregar blusa para frio, comida e água para eventualidades.
O trekking exige os mesmos equipamentos do hiking, com o acréscimo de mais alguns itens, como itens de primeiros socorros e uma mochila mais preparada.
Já o trekking vai exigir os mesmos equipamentos e acessórios do hiking, além de alguns extras, principalmente no que diz respeito à mochila (por exemplo aquelas do tipo cargueira), barraca ou saco de dormir se for acampar, e outros igualmente importantes, como lanterna de cabeça, equipamentos de orientação (bússola, GPS e mapas da região), kit de primeiros socorros e produtos de higiene pessoal.
Agora que você já conhece as diferenças entre as modalidades de trilhas a pé, falta apenas decidir onde ir. Mas lembre-se: antes de iniciar a atividade, faça um check-up com um médico e sempre utilize equipamentos e acessórios de qualidade e esteja acompanhado de um Guia ou Condutor Ambiental. Depois é só se divertir.