De junho a novembro, acontece no litoral sul um fenômeno espetacular. Centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes na costa catarinense. A região que vai de Içara até Florianópolis foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos, que chegam a medir 17 metros de comprimento e pesar 5 toneladas. As baleias costumam ser vistas com mais frequência em Imbituba e Garopaba.
Quando?
A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.
Entre os meses de julho e novembro, o litoral catarinense serve de berçário para a Baleia Franca Austral, que sobe pela costa brasileira. Isso acontece porque a temperatura da agua é mais agradável para as fêmeas parirem e amamentarem seus filhotes. Quando as crias estão preparadas para alimentarem-se sozinhas, os cetáceos voltam para as águas geladas da península Antártica.
No período que estão na nossa orla elas ficam tão próximas das praias que é possível avistá-las da terra firme.
Onde encontrá-las?
As cidades do estado de Santa Catarina mais propícias para a observação estão ao sul de Florianópolis. Diferente do que muitos pensam, a ilha de Santa Catarina não é o local com melhor infraestrutura para turismo de observação. Isso ocorre porque a periodicidade de baleias no litoral florianopolitano é bem menor do que em cidades como Imbituba e Garopaba.
Pesca Predatória
A migração para o litoral favoreceu a caça da baleia, sobretudo entre os séculos XIX e XX, para o uso da carne, da gordura, do óleo e até das barbatanas e ossos. Os avanços tecnológicos empregados nesta prática levou à quase extinção dos mamíferos marinhos, até que a última estação baleeira fosse fechada na década de 70.
Turismo de Observação Embarcado
Pouco a pouco a pesca predatória deu lugar à valorização do mamífero e atualmente a visita das Baleias Franca ao litoral catarinense tem atraído turistas de vários pontos do Brasil. Com o objetivo de proteger os animais, foi criada em 2002 a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – APA, que abrange 156 mil hectares em 130 km da costa catarinense. A APA garante o uso adequado do patrimônio natural, uma vez que apenas regulamenta o uso dos recursos, sem proibir as atividades humanas.
Os barcos que cobram para levar turistas até bem próximo dos animais estão credenciados junto à APA e ao Ibama. Além de estar quites com a Marinha do Brasil, as embarcações devem observar uma lei que protege as baleias de perturbações. Essa lei prevê alguns cuidados básicos:
- Ao aproximar-se do animal, o barco deve desligar o motor ou colocá-lo em neutro a pelo menos 100 metros de distância.
- O tempo de aproximação não deve exceder 30 minutos.
- Nunca avançar bruscamente na direção das baleias.
- O barco não deve aproximar-se por de trás, perseguir os animais, interceptar o seu curso, separar os grupos ou as mães dos filhotes e deve manter-se afastado em posição lateral.
- É proibido mergulhar ou jogar objetos próximo dos animais.
- Não faça ruídos desnecessários.
- Na saída, o barco deve religar os motores apenas quando avistar claramente os animais na superfície.
Embora as baleias possam ser vistas desde o Balneário de Morro dos Conventos até Bombinhas, as regiões de Garopaba e Imbituba são os pontos mais favoráveis à observação.
Turismo por Terra
Temos o privilegio de ser um dos únicos lugares do mundo onde pode-se observas as magnificas baleias de tão perto, por terra, mirantes, costões, trilhas oferecem a oportunidade de observa-las de maneira privilegiada. Os roteiros são realizados por Guias e Condutores, profissionais capacitados em conduzir com segurança visitante e turistas em espaços naturais, orientando e auxiliando, na interpretação dos aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos existentes. Através do acompanhamento em trilhas e roteiros ecológicos busca-se incentivar a proteção ambiental por meio do monitoramento e da utilização de práticas para diminuição dos impactos ambientais durante a visitação.
Para os amantes de caminhadas, trilhas e lugares inusitados, Garopaba oferece uma gama de alternativas, desde trilhas em costões de pedras e morros até caminhadas por praias, e claro, unindo tudo isso a Observação de baleias.
Dicas da Oceano Turismo:
- Procure empresas devidamente qualificadas e certificadas com o selo da rota da baleia franca
- Procure em nosso portal as opções de hospedagem para a cidade de Garopaba, praia onde mais se avistam baleias. Oferecemos também cotação de aéreo, seguro viagem e locação de carro.
- Previna-se contra o frio e os ventos com roupas adequadas. Conheça e respeite a cultura das comunidades locais.
- Leve Binóculo.
- Se a intenção é ficar em Florianópolis, oferecemos traslado até o embarque.
- Para mais informações sobre os animais, consulte o Projeto Baleia Franca, dedicado à pesquisa e à conservação dos mamíferos.