top of page

E PARA OS AVENTUREIROS -Trilhas Paradisíacas

Os roteiros são realizados por Condutores, profissionais capacitados em conduzir com segurança visitantes e turistas em espaços naturais, orientando e auxiliando na interpretação dos aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos existentes. Através do acompanhamento em trilhas e roteiros ecológicos busca-se incentivar a proteção ambiental por meio do monitoramento e da utilização de práticas para diminuição dos impactos ambientais durante a visitação.

 

          Para os amantes de caminhadas, trilhas e lugares inusitados, Garopaba oferece uma gama de alternativas, desde trilhas em costões de pedras e morros até caminhadas por praias. 

 

                   Pesquise Hotéis em Garopaba e passe um fim de semana perfeito com os amigos ou família!

Trilha da Pedra Branca:

A trilha da Pedra Branca é um caminho relativamente curto com distância de total de 2000m (ida e volta) de caminhada em relevo acentuado. É considerada uma considerada de dificuldade média. Ao longo do passeio o ecoturista tem a possibilidade de conhecer uma serraria artesanal construída na década de 40 pela comunidade local da encantada, realizar a observação da fauna e flora da mata atlântica, com foco nas de aves. No verão existe a possibilidade de banho de cachoeira, tendo como ponto alto a chegada ao mirante da Pedra Branca onde se tem uma vista espetacular do território de Garopaba.

Trilha da Esfinge:

A trilha da esfinge é realizada em área de costão na praia do Silveira com distância de 2500m (Ida e Volta). A caminhada inicia no canto norte da praia do Silveira, passando por atrativos como o monumento rupestre da esfinge* e o sítio arqueológico da ponta do Galeão. Durante a época das baleias francas, que vai de Junho a Novembro é possível realizar o avistamento destes magníficos animais na enseada da Silveira e ao longo do trajeto. Ao longo do caminho os condutores abordam a interpretação ambiental sobre a paisagem, com foco na identificação da flora e de aves marinhas; *. A descida até a esfinge exige experiência e bom preparo físico, sendo realizada em parte íngreme de difícil acesso.

Caminho do Rei:

Nível: Fácil, Praia do Rosa/ Luz / Barra da Ibiraquera (Lagoa). Atrativos: Colônia de pesca, mirante Ilha do Batuta, oficinas líticas, surf, stand-up, Kitesurf, sandboard, dunas da Ribanceira, berçário natural de baleias francas. 

Trilha Pedra do Galeão:

Nível: Forte, Praia da Silveira / Vigia / Centro histórico Garopaba. Atrativos: Pré-história, Mata Atlântica, piscinas naturais, geotrilha, oficinas líticas, relógio solar, cultura açoriana, arte rupestre, rancho de pesca, mergulho, centro histórico de Garopaba.

Trilha da Gamboa:

Iniciando caminhada no canto sul da praia da Gamboa, passando pela pedra do Faísca, culminando nos lençóis gamboenses com tempo livre para banhos de mar e lagoas.

Santuario dos Golfinhos

Caminhada por meio de vegetação endêmica da Mata Atlântica até culminar na agreste e exótica praia do Gravatá, uma enseada de 700 metros de extensão, praia deserta com morros preservados e diversas formas de vida, como corujas buraqueiras, lagartos, libélulas e joão-de- barro etc. Nas dunas, plantas como a salsa-da-praia e o feijão-da-praia. A área detém a maior comunidade natural de Butiás. Retorno pelo Tamborete visualizando a boca da barra da Laguna, habitat natural dos botos (golfinhos).

Praia do Porto / Ribanceira

A trilha inicia na praia do Porto, e passa por área com paleodunas e costão rochoso. Na praia d’agua uma atração é a pedra do desejo onde a comunidade local costuma tentar atirar pedras e posicioná-las em cima da pedra do segredo para realização dos desejos. Também existem inúmeras nascentes ao longo da praia d’agua, chegando até o costão da Ribanceira que é um ótimo local para observação das Baleias-franca na época de migração destes Animais.

Praia Vigia / Silveira

Inicia na praia da vigia, onde é possível o avistamento de oficinas líticas. A trilha é realizada pelo costão passando pelo marco astronômico (relógio solar), por áreas de restinga arbórea e pastagem, piscina natural, até chegar à ponta do galeão, sitío arqueológico com a presença de inscrições rupestres dos povos pré-coloniais. Em seguida chega-se ao monumento rupestre da esfinge ou cabeça-de-pedra, local cercado de mitos e lendas pela comunidade local. Após a trilha segue até a praia do Silveira onde é possível ter uma vista panorâmica da baía do Silveira e em época de baleia realizar a observação. Trilha localizada dentro da APA da Baleia Franca.

Praia Ouvidor / Rosa

A trilha inicia no canto sul da praia do ouvidor, onde pode ser observado um olho d’agua. Ao longo da caminhada se tem vista panorâmica da ferrugem, barrinha e do costão da Caranha. Ao longo do caminho entre a praia do ouvidor e a vermelha, está localizado o Rancho de pesca do seu Domingos, um típico pescador artesanal que segue a tradição da pesca desde o tempo do seu bisavô. A trilha passa por área de restinga e possui boa infraestrutura, estando localizada na APA da baleia franca. É um ótimo ponto de observação da Baleia franca durante o período adequado, de junho a novembro. Durante o trajeto, chega-se a praia vermelha, que fica localizada entre as praias do Ouvidor e do Rosa. E por fim, chega-se ao canto norte da praia do Rosa, uma bela praia que devido à antiga família Rosa, ganhou o nome característico.

Na Oceano Turismo, você encontra: Guias e Condutores profissionais capacitados para percorrer as trilhas regionais - Translados in/out - Ecopousadas

bottom of page